Buscar
  • C-Level Summit

Inovar Requer Coragem

Por Luciano Faustinoni - IBM


Inovação, renovação, inserção do que é novo ou que foge ao padrão parecem termos bastantes comuns, ou de fácil aplicação, mas não são.


A busca pela inovação pode estar associada a diversos objetivos: pessoais, corporativos, em benefício da comunidade, competitividade, e todos eles convergem para um único, a diferenciação. No âmbito corporativo, este último se destacada. Empresas buscam constantemente inovar, porém não é fácil, requer coragem.


Coragem Corporativa: inovar, de forma sustentável que traga valor direto para a estratégia da empresa não é algo simples. Dificilmente se constrói de maneira individual através de uma pessoa trancada em uma sala. Primeiro, a empresa precisa viabilizar condições para que haja inovação. É preciso entender que, além da busca constante da melhoria de sua eficiência operacional, ela também abra espaço para ousar, para errar. Estabelecer processos e controles é importante em qualquer empresa, porém usá-los como forma apenas de penalidade ou cercar todas as possibilidades de erro inibe a capacidade de criação dos profissionais e inovação da própria empresa.


Coragem Profissional: se não há disposição pessoal para errar, persistir, tentar, errar de novo e continuar persistindo, dificilmente conseguirá sucesso no processo de inovação. Inquietação faz parte do jogo. Nunca aceitar um “não” como primeira resposta, nunca. Outro ponto fundamental é conhecer bem a estratégia de sua empresa. Numa empresa de tecnologia, não adianta querer criar um produto de higiene. Planejar é importante, mas cuidado para não cair na armadilha do “concentra mas não sai”.


Coragem para Derrubar as Paredes: agilidade é tudo. No processo de inovação, a capacidade de entregar algo de forma ágil é fator crítico de sucesso. Não há nada mais frustrante do que a demora para ver uma ideia se concretizar. A Capacidade de entrega rápida, mesmo que em fases, priorizando o que é mais importante em cada uma delas, ajuda no processo de inovação.


Não ter medo de trazer seu cliente para dentro de casa e fazer com que seu ele (externo, interno ou parceiro) participe do processo de criação e implementação é de extremo valor. Possibilita que todas as partes contribuam,  e que no final o produto gerado, serviço ou projeto entregue esteja alinhado com a expectativa.


Aqui na área de tecnologia da IBM para América Latina não é diferente. Buscamos, cada vez mais, fomentar nossa capacidade de inovação alinhada com a estratégia da empresa. Nosso objetivo, além de agregar valor para as áreas de negócio, é permitir que nossos produtos sejam usados como casos reais com os clientes. Nosso processo de inovação tem como alicerce a cultura ágil, usando técnicas de Design Thinking, Crowdfunding e outras formas de colaboração.


Recentemente transformamos um de nossos times em catalizadores de inovação.

Criamos uma startup dentro da IBM, que busca aprender com o que há de melhor no mercado e incentivar o processo de criação de projetos de valor e capacitação da nossa força de trabalho.


Tudo isso faz parte de um contínuo ciclo de aprendizado. Derrubamos diversas barreiras e estamos mudando nossa cultura de trabalho, o que tem sido essencial nesta caminhada até agora de muito sucesso!



Luciano Faustinoni,

Líder de Aplicações para América Latina na IBM.

0 visualização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Prata
Patrocínio
Patrocínio Startups
Instituição Parceira
Powered by
Realização

Fale conosco: (11) 3266-3591  

contato@blueoceanevents.com.br

©2020 by Blue Ocean

Inscreva-se para receber mais informações

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black YouTube Icon